O artigo aborda como acessar documentos (autos) de processos disponíveis no Jusbrasil, contendo pré-requisitos para o acesso e passo a passo do que fazer se tiver dificuldades.
Atualizado em Outubro de 2025
Como ter acesso aos documentos de um processo?
Para ter acesso aos documentos (autos) de um processo disponível no Jusbrasil, é necessário cumprir três critérios essenciais:
- ser assinante de um plano Jusbrasil que inclui esta funcionalidade;
 - ser parte envolvida no processo ou advogado,
 - validar sua identidade – se você for parte envolvida, deve validar mediante CPF, e se for advogado(a), mediante Certificado Digital ICP-Brasil.
 
Antes de começar, certifique-se de que está logado no seu perfil no Jusbrasil. Se ainda não tiver uma conta, clique em “Cadastre-se” para criar uma. Se você já tem uma conta, use o botão “Entrar” no canto superior direito para acessar seu perfil.
⚠️ Atenção: O acesso a processos em segredo de justiça é restrito às partes e advogados envolvidos.
Passo a passo para acessar os documentos:
1. Encontre o processo
Use a página de Consulta Processual para encontrar o processo desejado. Insira seu nome, CPF ou o número do processo na barra de pesquisa (saiba mais).
2. Acesse os documentos
Na página do processo, você pode acessar os documentos de duas maneiras:
Ao longo da linha do tempo do processo;
Pela barra lateral direita, em “Documentos Anexos”.
3. Clique no documento
Ao clicar no anexo ou documento desejado, você será solicitado a confirmar seu vínculo com o processo para liberar o acesso.
4. Valide o seu vínculo
4.1 Se você é parte envolvida no processo
Se você é parte envolvida: informe CPF e data de nascimento.
Em seguida, envie um arquivo do seu documento de identificação (RG ou CNH), contendo o número de CPF. É importante que as informações da imagem estejam legíveis. Após o envio, o sistema verificará se seus dados coincidem com os das partes listadas no processo.
4.1 Se você é advogado(a)
Se você for advogado(a), o sistema solicitará o uso do seu Certificado Digital ICP-Brasil durante a validação. Caso o seu certificado não possua as informações da sua OAB, você será solicitado a informá-las manualmente.
Se você é advogado e não possui um Certificado Digital, veja como emitir clicando aqui: Como obter um Certificado Digital ICP-Brasil para Advogados?
O que fazer se minha OAB já estiver vinculada a outro perfil?
- Somente uma OAB pode ser validada por perfil e assinatura.
 - Se a OAB estiver vinculada a outro perfil, aparecerá uma mensagem informando a conta associada.
 - Siga as orientações em tela para desvincular sua OAB do outro perfil.
 
Para mais informações, acesse: Como validar minha OAB?
Importante
Caso esteja utilizando o aplicativo Consultar Processos, recomendamos a leitura do artigo Como buscar processos através do aplicativo de Consulta Processual.
Caso seja pessoa advogada e não esteja conseguindo validar a sua OAB, confira o artigo Como validar minha OAB?
Se você enfrentar dificuldades para acessar os anexos do processo, mesmo sendo parte envolvida, confira o artigo Não consigo acessar os documentos do meu processo no Jusbrasil: O que fazer? para orientações específicas sobre como solucionar o problema.
- Se você é advogado e não possui um Certificado Digital, veja como emitir clicando aqui: Como obter um Certificado Digital ICP-Brasil para Advogados?
 
Dúvidas Frequentes:
O que preciso para acessar os documentos do processo?
Estar logado em perfil assinante. Partes: validar por CPF. Advogados(as): validar com Certificado Digital ICP-Brasil e OAB.”
Onde encontro os anexos?
Na linha do tempo do processo e na barra lateral direita em “Documentos Anexos”.