O artigo aborda como o Jus IA lida com segurança e privacidade de dados, e quais as medidas adotadas para garantir conformidade com a LGPD, evitar vazamentos e mitigar riscos, reforçando o compromisso com o uso ético e responsável da inteligência artificial.
O Jus IA é o assistente jurídico desenvolvido pelo Jusbrasil, que utiliza ferramentas baseadas em inteligência artificial para apoiar atividades jurídicas como criação, síntese, análise e revisão de peças, direcionamentos para sua estratégia jurídica, busca por casos similares, entendimento de jurisprudência e muito mais.
A transparência no uso da inteligência artificial é um dos nossos compromissos. Por isso, a segurança e a privacidade dos dados dos usuários são prioridades para nós.
Confira algumas de nossas medidas para garantir o uso responsável da inteligência artificial.
Como os dados são armazenados?
Quando você interage com o Jus IA – inclusive ao enviar documentos, criar conteúdo e fornecer feedback –, todas as informações e dados são armazenados de forma segura em nossa plataforma.
Essas informações são guardadas em um banco de dados separado, de modo que o Jus IA opera de forma independente desse banco de dados. Mantemos esses dados pelo tempo necessário para te oferecer os serviços do Jus IA, para realizar análises internas que nos ajudam a aprimorar a ferramenta e para cumprir obrigações legais.
Quais medidas de segurança são adotadas?
- Implementamos controles internos para garantir que nenhuma informação, pessoal ou não, diretamente colocada na ferramenta pelo usuário possa ser acessada por outro usuário.
- Dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e o Jus IA não os utiliza para treinamento de modelos proprietários, tampouco os compartilha em respostas para outros usuários.
- Empenhamos nossos melhores esforços para assegurar conformidade com regulamentações como a LGPD e também adotamos boas práticas de mercado.
- Para evitar danos e mitigar vieses, nossos especialistas revisam constantemente amostras das perguntas (inputs) e resultados gerados (outputs) a partir da inteligência artificial.
- Antes de lançar qualquer nova funcionalidade baseada em inteligência artificial, realizamos avaliações internas para identificar benefícios e possíveis riscos, assegurando que nossa tecnologia melhore o acesso à justiça e simplifique a pesquisa jurídica.
- Todas as funcionalidades passam por testes rigorosos com diversos grupos de usuários antes do lançamento, garantindo que a solução opere dentro de limites seguros e que possa chegar nos resultados mais precisos, ajudando profissionais e estudantes de Direito. Dessa forma, mantemos nosso compromisso de entregar uma ferramenta confiável, transparente e ética para nossos usuários.
Os dados inseridos são usados para treinar a inteligência artificial?
Os dados, pessoais ou não, que você envia ao interagir com Jus IA não são utilizados para o treinamento de modelos proprietários (modelos nos quais o Jus IA se baseia para fornecer seus serviços). Esses dados também não são diretamente utilizados para a geração de respostas para outros usuários.
Os dados inseridos no Jus IA podem ser utilizados para fins de pesquisa, análise da qualidade dos serviços e para aprimorar sua experiência por meio da otimização da lógica de funcionamento dos serviços e do aperfeiçoamento das interações e respostas fornecidas pelo Jus IA. Saiba mais.