O artigo aborda como utilizar a funcionalidade “Analisar Referências” do Jus IA, disponível na versão anterior do assistente. Explica o passo a passo para validar automaticamente jurisprudência e legislação mencionadas em documentos jurídicos, com base na base de dados do Jusbrasil, ajudando a garantir a confiabilidade das citações.
Através da habilidade de Analisar Referências, que está presente somente na primeira versão da experiência do assistente, você pode verificar se todas as referências à jurisprudência e à legislação em um documento jurídico mencionam referências reais, reduzindo riscos e otimizando a revisão jurídica.
Para analisar referências com o Jus IA:
- Acesse ia.jusbrasil.com.br. Caso necessário, este artigo ensina com mais detalhes como realizar o acesso.
- Clique em “Analisar referências” na página inicial. Caso esta opção não esteja disponível na sua página inicial, clique em “Versão Anterior” no menu lateral esquerdo e depois em “Analisar referências”.
- Envio do texto ou documento:
- Anexe uma peça processual de no máximo 3 páginas no formato doc, docx ou PDF.
- Ou copie o trecho que deseja validar e comece a jornada a partir de “Colar um parágrafo ou citação”.
- Identificação de citações
- O assistente identifica todas as referências a legislação, jurisprudência e normas regulatórias.
- O assistente identifica todas as referências a legislação, jurisprudência e normas regulatórias.
- Verificação na base do Jusbrasil
- Cada referência é conferida na base de dados do Jusbrasil para confirmar sua autenticidade.
- Cada referência é conferida na base de dados do Jusbrasil para confirmar sua autenticidade.
- Feedback imediato
- A partir do que encontramos ou não na nossa base, o assistente informa se as referências foram encontradas ou não na nossa base. Quando o assistente não as encontra, você terá sugestões de continuação de pesquisa no jusbrasil.com.br ou no google.
Pronto!
Com a sua validação de referências, você fortalece sua argumentação jurídica embasadas em fontes corretas e verificáveis.
É importante reforçar: Sempre valide a origem e relevância dos dados apresentados por meio das referências e links diretos que o assistente fornece. O Jus IA não substitui a expertise humana. |