O artigo aborda como o Jusbrasil identifica as partes de um processo, bem como, traz orientações sobre como funciona a validação de identidade como parte e quem pode acessar os autos processuais no site.
Atualizado em Agosto de 2025
Um dos maiores desafios do Jusbrasil na organização de informações públicas do Poder Judiciário é diferenciar pessoas com o mesmo nome (homônimos) e associar corretamente as partes a cada processo. Para garantir que as informações estejam vinculadas às pessoas certas, o Jusbrasil aprimora continuamente suas técnicas a partir da coleta de informações que advêm de interações entre a pessoa usuária e as páginas do Jusbrasil.
Para acessar documentos de um processo, por exemplo, o sistema pode solicitar comprovação de identidade, conforme previsto nos Termos de Uso e na Política de Privacidade.
Como funciona a validação de identidade?
Para acessar documentos de um processo no Jusbrasil, é necessário comprovar sua identidade. O acesso é liberado para:
Validação como parte envolvida
Se você é uma das partes do processo, será preciso validar sua identidade via CPF. O sistema solicita informações adicionais e um documento de identificação com foto para a comprovação. Para mais detalhes sobre o processo de validação, veja o artigo Como Acessar Documentos de Processos no Jusbrasil.
Validação como advogado
Para advogados, o acesso é liberado mediante a validação da OAB.
Ao validar sua identidade, você garante que as informações disponíveis na plataforma sejam acessadas pelas pessoas corretas, preservando a privacidade e a segurança dos dados.