O artigo aborda como utilizar o Jusbrasil para obter respostas de dúvidas jurídicas ou contratar advogados parceiros.
Atualizado em Agosto de 2025
O Jusbrasil oferece diferentes caminhos para você encontrar respostas a dúvidas jurídicas ou entrar em contato com profissionais da área. É importante destacar que o Jusbrasil é uma empresa privada e não possui vínculo com órgãos públicos.
Alguns dos caminhos possíveis para tirar suas dúvidas jurídicas são:
Através da solução "Seus Direitos", baseada em Inteligência Artificial (IA).
Através do consumo de conteúdos produzidos pela Comunidade de Autores do Jusbrasil.
1. Tire suas dúvidas através da solução "Seus Direitos"
O que é o "Seus Direitos"?
É uma ferramenta do Jusbrasil que ajuda pessoas a entender seus problemas jurídicos de forma rápida, gratuita e acessível. Ela combina orientações geradas por Inteligência Artificial (IA) — validadas por especialistas jurídicos — com a possibilidade de conexão direta com advogados.
Como funciona
Respostas gratuitas: você faz uma pergunta em linguagem simples e recebe uma orientação inicial sobre o que fazer no seu caso.
Advogados especializados: se quiser aprofundar ou resolver o problema, pode entrar em contato com um advogado cadastrado, escolhendo localidade e área de atuação.
Informação confiável: os conteúdos são preparados em linguagem acessível e baseados na legislação atualizada.
Passo a passo para enviar sua dúvida jurídica
1) Acesse a página Seus Direitos
Entre em Seus Direitos e clique em “Solicitar orientação por Whatsapp”.
2) Converse pelo WhatsApp
Você será direcionado para uma conversa no WhatsApp. Nessa etapa, descreva o seu caso jurídico e informe sua localidade.
⚠️ Importante: o número oficial de contato do Jusbrasil é +55 11 91899-9148.
3) Caso queira, evolua seu caso e fale com advogados cadastrados
Se quiser aprofundar ou resolver o problema, pode entrar em contato com um advogados cadastrados no Jusbrasil. Sua mensagem será encaminhada no Diretório de Advogados do Jusbrasil, de acordo com o tema e a região informados.
⚠️ Importante: seus dados ficam protegidos. Inicialmente, apenas o primeiro nome é exibido. Seus dados de contato só ficam disponíveis se um advogado decidir desbloqueá-los.
⚠️ Importante: o atendimento dos advogados não é gratuito. Cada profissional define seus próprios valores e condições de contratação. Por isso, alinhe as expectativas sobre os custos antes de contratar.
4) Até 3 advogados podem responder
Cada solicitação pode ser desbloqueada por até 3 advogados. Depois disso, a sala é automaticamente arquivada, ou seja, seu caso não será mais exibido para advogados cadastrados.
5) Converse diretamente com o advogado
Após o desbloqueio, o advogado pode entrar em contato com você pelo WhatsApp. A partir daí, vocês conversam diretamente e podem negociar os próximos passos.
Entenda o papel do Jusbrasil
O Jusbrasil não é parte da negociação.
Não definimos valores e não interferimos no contato.
Somos apenas a plataforma que aproxima usuários e advogados.
2. Consulte conteúdos na plataforma
Outra forma de tirar sua dúvida jurídica é buscando pelo tema diretamente no site do Jusbrasil. Você pode pesquisar artigos e notícias já publicados por advogados e especialistas da nossa Comunidade. Esses conteúdos ajudam a esclarecer dúvidas gerais sobre leis e direitos.
Acesse a página de busca do Jusbrasil e digite o tema de interesse. Como por exemplo “direito do consumidor à cobrança indevida”.
Dúvidas Frequentes:
Que tipo de pergunta posso enviar?
Você pode perguntar sobre qualquer questão jurídica, como direitos do consumidor, trabalhistas, previdenciários, criminais, familiares e muito mais.
Somente posso enviar dúvidas, sem procurar um advogado?
Sim. Você pode utilizar a ferramenta "Seus Direitos" apenas para tirar dúvidas, caso queira.
Se entrar em contato com algum advogado, o atendimento é gratuito?
Não. Os advogados do Diretório são particulares e cobram pelos serviços. O valor é combinado diretamente entre você e o advogado.
Caso eu encontre um advogado, o Jusbrasil participa da negociação ou define preços?
Não. O Jusbrasil apenas conecta usuários e advogados. A contratação, negociação e valores são definidos diretamente entre você e o profissional.