Plágio é crime, sendo, portanto, uma prática não permitida no Jusbrasil. Nesse sentido,conforme nossas Regras de Publicação, o conteúdo plagiado não será aprovado e não ficará disponível em nossa Comunidade.
Lembre-se de que é preciso citar todas as pessoas autoras do texto, quando for o caso, ou a fonte completa que permita sua plena identificação, quando o texto for de outras pessoas ou instituições, com a respectiva autorização para isso se for necessário.
Os casos de suspeita de plágio são de responsabilidade do perfil que compartilhou a publicação e devem ser resolvidos diretamente entre as pessoas envolvidas. Até que sejam comprovados os fatos, o Jusbrasil ocultará os conteúdos que forem reportados por suspeita fundamentada de plágio total ou parcial.
Como lidar com uma suspeita de plágio?
Há duas maneiras para resolução do problema:
-
Entrar em contato, por mensagem, diretamente com o perfil que fez a publicação com suspeita de plágio;
-
Reportar o conteúdo com suspeita fundamentada de plágio ao Time de Comunidade pela opção “Reportar”. Para isso, confira abaixo o passo a passo:
- Acesse a página da publicação com suspeita de plágio;
- Clique em “Mais Opções” (três pontinhos) na barra acima do texto, como mostra a imagem ilustrativa abaixo;
- Escolha a opção “Reportar”;
- Em seguida, escolha a opção “Suspeita de plágio ou violação da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98)”;
- Faça um comentário para explicar da melhor forma possível sua suspeita e finalize clicando em Reportar”.
Este é o caminho mais rápido para sinalizar ao Time de Comunidade do Jusbrasil sobre os conteúdos com suspeita de plágio ou fora das Regras de Publicação.
Ressaltamos que ainda não realizamos a conferência prévia da legitimidade de autorias de todos os conteúdos submetidos devido ao alto volume de publicações em nossa Comunidade.